quarta-feira, 14 de maio de 2008

Mar Mediterrâneo - um tesouro excessivamente explorado

O Mar Mediterrâneo deve considerado um tesouro a nível mundial. Prados ricos em ervas marinhas e recifes rochosos dominam a zona costeira, enquanto cordilheiras de montanhas subaquáticas, águas frias e trincheiras dominam o seu leito marinho.
O Mar Mediterrâneo representa menos de 1% dos oceanos deste planeta, no entanto habitam nele cerca de 10.000 espécies - o que constitui cerca de 9% da biodiversidade a nível mundial.

Contudo o excesso de pesca, a poluição e o crescente desenvolvimento costeiro estão permanentemente a destruir-lo.

A Greenpeace está a a apelar à criação de uma rede de reservas marinhas que abranja 40% dos oceanos - grandes reservas para proteger as águas internacionais e uma rede de pequenas reservas para proteger áreas costeiras e permitir que as zonas de pesca recuperem e prosperem de novo. Uma rede de reservas marinhas no Mar Mediterrâneo vai provocar uma mudança e criar condições para a protecção e conservação da vida marinha.

domingo, 4 de maio de 2008

Gana inicia produção de etanol para Suécia

Uma empresa Ganesa pretende produzir etanol a partir de cana-de-açúcar, a grande escala, a partir de 2010. O objectivo deste negócio é a exportação para a Suécia.
Apesar do etanos se destinar à exportação, trata-se, segundo Frank Agyekum (vice-ministro da informação), uma boa notícia para o Gana, visto que irá criar postos de trabalho e riqueza para o país.
Para a Suécia, a importação de etanol do Gana vai reduzir num terço o seu défice em biocombustíveis.

Isco Envenenado

Hoje em dia ainda são mortos muitos animais selvagens devido ao mau uso de produtos químicos. Uma parte destes animais são mortos de forma intencional, através do uso de iscos envenenados.